Novidades
Carregando...

CRISE | UCS registra perda de cerca de 15 mil alunos nos últimos anos



A universidade comunitária que já foi referência na região e chegou a divulgar ter mais de 30 mil alunos em sua base, hoje tem cerca de 12 mil matriculados e se diz preparada para a redução prevista para o segundo semestre, já que segue intransigente até mesmo na possibilidade de desconto nas mensalidade considerando o período de aulas à distância durante a pandemia. Foi preciso que Diretório Central de Estudantes (DCE UCS) tenha ingressado na Justiça para requerer o desconto, para que a universidade timidamente apresentasse medidas de redução de impactos da crise. Após o DCE ter acionado o Ministério Público (MP), a UCS encaminhou um documento ao órgão afirmando ter tomado uma série de medidas, no entanto, o documento ficou nas gavetas da universidade até então. Mesmo após largas discussões e de a instituição ter se comprometido em divulgar via e-mail algumas das medidas, as tais ações seguem ocultas.

A universidade que já ameaça perder o status de referência, parece estar a caminho de perder o status de comunitária e não demonstra se importar mais com o status de universidade. Em meio a pandemia, virou às costas para a comunidade acadêmica e para o ensino, pesquisa e extensão; voltando-se para o lobby com os novos amigos da Prefeitura de Caxias do Sul, garantiu a gestão da UPA Zona Norte. Para a gestão da FUCS, os recursos provenientes desse contrato é prioridade em detrimento de políticas de manutenção de seus estudantes. Com uma comunicação truncada e que se preocupa mais em esconder informações do que divulgá-las, o número de estudantes da instituição segue em queda livre.

Enquanto outras Instituições de Ensino Superior (IES) aumentaram o ingresso de estudantes nos últimos anos, a UCS reduziu drasticamente o número de matriculados. É o que apontam os Censos da Educação Superior na região de Caxias do Sul. A instituição, que já foi a principal referência na opção de ingresso na região, cedeu seu espaço para as concorrentes. Egressos do ensino médio optam pelos Centro Universitários e Faculdades, que oferecem condições e preços mais acessíveis. Ainda, uma parcela significativa de estudantes transferiram sua matrícula por falta de incentivos e políticas de permanência estudantil.

Em um curto período de tempo é possível visualizar diversas medidas adotadas pela gestão da UCS que acentuaram o problema. A reestruturação das grades curriculares implementada a partir de 2017 que impôs a obrigatoriedade do Ensino à Distância nos cursos presenciais, também causou problemas na contratação de disciplinas; a tentativa de retirada do transporte público; o fechamento das vias de acesso ao Campus Sede; e a cobrança de estacionamento pago são algumas das principais ações apontadas pelos estudantes como prejudiciais na manutenção de sua permanência.

Estudos apontam que no Campus Sede entre 2014 e 2018, a taxa de evasão pode ter chegado a 40%. Em números, isso significa cerca de 8. mil alunos a menos somente em Caxias do Sul. Somado à saída nos Campi, a estimativa é a queda de 15 mil alunos. Enquanto no mesmo período, outras IES registraram crescimento no número de matrículas. Ou seja, somente a crise econômica não explica o grande decréscimo no número de estudantes da UCS. 


Fonte: Censo da Educação Superior, Inep, 2018. 

As dificuldades geradas pela pandemia da Covid-19 tendem a agravar ainda mais o cenário que já era desanimador. Até o momento, a reitoria da UCS não apontou nenhuma medida efetiva que possa reduzir os impactos da crise, insistindo na tática de protelar a resolução dos problemas. Leva adiante a cobrança integral das mensalidades, estabelecendo uma relação financeira injusta e de desequilíbrio do ônus gerado pela pandemia. 

No dia 06 de maio o Diretório Central de Estudantes (DCE) ingressou na justiça com uma Ação Civil requerendo em tutela de urgência a redução do valor aplicado às mensalidades em 20% (vinte por cento) para todos os estudantes regularmente matriculados na Universidade de Caxias do Sul. A audiência para tratar do caso foi agendada pelo Tribunal de Justiça para o dia 23 de julho. 

O número do processo judicial para acompanhamento virtual é 5007824-35.2020.8.21.0010.

O DCE segue buscando por todos os meios cabíveis o atendimento das demandas apresentadas pela comunidade discente e não medirá esforços para a solução dos problemas.

Acesse nossas redes sociais para acompanhar nossas notícias e discussões.

DCE UCS
Gestão Reinventar

0 comentários:

Postar um comentário