Novidades
Carregando...

Diretórios Acadêmicos definem os rumos do movimento estudantil na UCS



No último sábado (24/10/2020) ocorreu o Conselho de Entidades de Base (CEB), um dos principais fóruns deliberativos do movimento estudantil da Universidade de Caxias do Sul, que reúne Diretórios e Centros Acadêmicos, assim como Diretórios Regionais de Estudantes. Mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19, o encontro contou com grande participação de entidades estudantis do Campus Sede e demais Campi, participando também representantes da União Estadual de Estudantes do Rio Grande do Sul (UEE-RS) e da União Nacional de Estudantes (UNE).


A discussão ocorreu na Cidade Universitária – Campus Sede, sendo adotados todos os protocolos de biossegurança para garantir os cuidados recomendados pelos Órgãos de Saúde e pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde para a Educação Local – UCS (COE-E Local-UCS): disposição de álcool em gel 70% para higienização pessoal; distanciamento social entre os participantes; medição de temperatura; e o uso de máscara de proteção individual.


Na oportunidade, foram avaliadas as ações do movimento estudantil e o contexto da Universidade, principalmente em relação à evasão no Ensino Superior. As mobilizações pela redução da mensalidade foram ressaltadas como um importante movimento conjunto dos Diretórios Acadêmicos com o DCE, sendo o Processo Judicial, deflagrado pela gestão da entidade ainda em abril e que ainda segue aguardando decisão do Tribunal de Justiça, um fator fundamental pela luta dos direitos dos estudantes. A partir do acúmulo de ações ao longo do ano e das intervenções nos espaços institucionais, foi conquistado também o congelamento do valor das mensalidades para o ano de 2021.


Além disso, a participação dos estudantes nas eleições para Diretoria de Área do Conhecimento – ocorrida ainda no primeiro semestre – e para Coordenação de Curso – prevista para o próximo semestre – foram exaltadas como importantes conquistas para a democracia dentro da Universidade.


Enquanto a atual gestão da Fundação Universidade de Caxias do Sul vai manchando a história da Instituição entre manobras ilegais e decisões arbitrárias de gabinete, os estudantes dão exemplo de transparência e democracia, zelando pela legalidade e respeitando as disposições estatutárias das entidades estudantis. A reunião também serviu para os Diretórios Acadêmicos e demais estudantes presentes decidirem sobre o processo eleitoral do DCE UCS de acordo com Estatuto Social da entidade e com a legislação vigente. Para preservar a saúde e garantir a ampla participação dos estudantes, o regimento eleitoral – aprovado por unanimidade pelos presentes – estende o calendário das eleições até março de 2021. Para garantir a vida legal da entidade e assegurar a representação nos espaços que são de direito, também foi aprovado por unanimidade a prorrogação do mandato da atual gestão Reinventar no prazo de 15 dias após o escrutínio do próximo pleito.


Segundo o presidente do DCE UCS, Hector de Oliveira, a reunião fortaleceu o movimento estudantil. “É preciso ter muita responsabilidade na direção das entidades estudantis, zelando pela legalidade e pelos princípios da transparência e democracia. Sabemos que existe a intenção de enfraquecer o DCE, a partir de alguns funcionários da Instituição, que unidos aos interesses da cúpula da FUCS, estão utilizando dados sigilosos dos estudantes para disseminar desinformação. Em relação a isso, nós estaremos tomando todas as medidas cabíveis. Outro ponto fundamental é a garantia da atividade do DCE UCS até a escolha da próxima gestão. Nós sabemos que no período de férias é que a gestão da FUCS busca implementar medidas que prejudicam os estudantes, aproveitando que a maioria de nós está fora da Universidade.” destacou.


Confira os registros do encontro:




Áudio:

0 comentários:

Postar um comentário