Novidades
Carregando...

DCE realiza palestra sobre microempreendedor individual

DCE, SEBRAE e MEI


Na última quinta-feira, 11 de maio, o Diretório Central dos Estudantes da Universidade de Caxias do Sul (DCE UCS), promoveu a palestra “Faço da minha habilidade o meu negócio”, realizada no auditório do bloco H, no campus-sede da UCS, em parceria com o SEBRAE/RS. O convidado e palestrante Tiago Centenaro Mignoni, gestor de atendimento do SEBRAE/RS na serra gaúcha, falou sobre as vantagens e benefícios da formalização como Microempreendedor Individual (MEI). Em torno de 40 pessoas participaram do evento, dentre elas, estudantes, profissionais autônomos e microempreendedores.

Os tópicos apresentados por Mignoni foram:

- O que é MEI e quais as suas características?
- O que é o SEBRAE e qual o seu papel nesse contexto?
- Quais os requisitos para ser um MEI?
- Vantagens e benefícios de se tornar um(a) microempreendor(a) individual
- Quais as responsabilidades e valores envolvidos na formalização
- Quais os impostos envolvidos?
- Tipos (categorias) de negócio que se enquadram como MEI
- Pode-se contratar apenas um funcionário
- Precisa-se de assistência jurídica ou fiscal para manter o negócio?
- Passo a passo para se cadastrar como MEI
- Pode-se escolher o nome da empresa e razão social?
- Pode-se obter um CNPJ?
- Serve para vendas e serviços?
- É possível ser funcionário de uma empresa e ao mesmo tempo ter um negócio como MEI? Como fica o INSS nesse caso?

Rompendo com o modelo tradicional de palestra, Mignoni incentivou a plateia a fazer perguntas durante sua explanação, entregou brindes e respondeu diretamente cada questão. Essa forma de articulação deixou a todos mais próximos e a vontade no ambiente, transformando, o que seria uma palestra comum em um bate-papo bastante agradável.

A maioria das respostas sobre Microempreendedor Individual apresentadas pelo convidado da noite, encontram-se disponíveis no site do SEBRAE/RS.

A palestra sobre MEI foi o evento-piloto proposto pela equipe do DCE, dentre as atividades previstas no projeto DCE Empreendedor, iniciativa que visa empoderar o estudante e a comunidade caxiense por meio de informação e estímulos ao empreendedorismo.

Os próximos eventos e atividades do DCE Empreendedor serão divulgados através do blog e da página da entidade no Facebook.

0 comentários:

Postar um comentário