Novidades
Carregando...

29 de Maio: Um tsunami em defesa da educação, da vacina e do auxílio emergencial



No último sábado, 29 de maio, milhares de manifestantes tomaram as ruas no Brasil e em cidades do exterior. Inicialmente chamado pelas entidades estudantis, o 29M logo tomou proporções gigantes com pautas de diversos setores sociais que lutam pelo enfrentamento à pandemia e contra as medidas prejudiciais ao país tomadas pelo Governo Bolsonaro.


Em Caxias do Sul, cerca de mil pessoas se concentraram na Praça Dante Alighieri, respeitando o distanciamento social e seguindo os protocolos de segurança sanitária. O Diretório Central de Estudantes (DCE UCS), junto a outras entidades estudantis como a União Estadual de Estudantes do RS (UEE RS), a União Municipal de Estudantes Secundaristas de Caxias do Sul (UMESC) e Diretórios Acadêmicos, além de organizações de juventude e do movimento sindical, movimentou as palavras de ordem e reivindicações. No centro dos protestos estava a luta contra os cortes no orçamento dos Institutos Federais e Universidades que impactam diretamente na manutenção do ensino e da pesquisa nas Instituições e Ensino Superior, além da celeridade na vacinação da população e em defesa do SUS, medidas de enfrentamento aos efeitos sanitários e econômicos da pandemia, principalmente com o retorno do auxílio emergencial de R$ 600,00 e a retomada do emprego e da renda dos trabalhadores e trabalhadoras do país. 




Junto ao ato na Praça, houve caminhada pelas principais vias do centro da cidade, contando com grande apoio e adesão da população que circulava pela área central e comércio. Membros da gestão do DCE e diversas lideranças estudantis contribuíram. Durante as manifestações, foram distribuídas máscaras PFF2 e frascos de álcool em gel para a população.


Seguimos em defesa da educação!

0 comentários:

Postar um comentário