Na terça-feira,
dia 15 de junho de 2021, integrantes do Diretório Central de Estudantes e de
Diretórios Acadêmicos entregaram um Manifesto em defesa do Bloco H e dos Cursos
de Humanidades da Universidade de Caxias do Sul. A atividade teve início com um ato simbólico no
Bloco H, contando com a participação de cerca de cem estudantes que saíram em caminhada
até a reitoria. Sob palavras de ordem em defesa da educação e da Universidade
Comunitária, os estudantes dirigiram-se para a entrega do documento, que foi
recebido pelo Reitor Evaldo Antônio Kuiava, o Chefe de Gabinete Gelson Leonardo
Rech e a Pró-Reitora Acadêmica Flávia Fernanda Costa.
Na
ocasião, os estudantes apresentaram a opinião contrária ao projeto de
construção do Laboratório de Medicina no terceiro andar do Bloco H, onde está
localizada a maioria das salas de aulas e também salas de Diretórios Acadêmicos.
Historicamente, o Bloco H é destinado aos cursos de Humanidades e carrega
consigo a memória de muitos estudantes que por ali passaram, os quais ajudaram
e ajudam na formação de indivíduos críticos e conscientes.
Acredita-se que o projeto da reforma do terceiro andar do
Bloco H faz parte de um projeto excludente de Universidade, imposto pelo atual
Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), principal
órgão de tomada de decisões, que não conta com a participação da comunidade
acadêmica em qualquer discussão e que tem utilizado a UCS a serviço de seus
interesses. Exemplo disso é o importante projeto de produção do grafeno, visto
como grande investimento e potencial desenvolvimento para Caxias do Sul e
região, que utiliza a inteligência e as estruturas da instituição, mas que não
se verifica um retorno para a Universidade através de investimentos em
educação, pesquisa ou extensão. Ou seja, vem sendo mais uma forma de setores
que comandam hegemonicamente o Conselho Diretor buscarem garantir seus lucros e
interesses através da UCS.
Junto ao Manifesto, os representantes do DCE e de DAs
apresentaram outras propostas para a melhoria na qualidade de ensino dos Cursos
de Humanidades, como: reabertura do Fórum das Licenciaturas e fortalecimento
dele através da Universidade; reabertura dos cursos de Licenciatura que foram
fechados, com a busca por valorização e qualificação através de construções de
diálogo com o Poder Público e setores interessados da região; reabertura do
Laboratório de Ensino e Pesquisas Arqueológicas, através da contratação de
profissional da Arqueologia; fortalecer o curso de Medicina e o Hospital Geral
através da construção do laboratório no Hospital, aproveitando a estrutura e o
projeto de reforma existentes para assim fortalecer o caráter de Hospital
Universitário e o oferecimento de serviços de saúde voltados 100% para a população,
sendo essa construção feita junto aos estudantes e professores da área da
saúde.
Os representantes da Reitoria se comprometeram com os estudantes em reavaliar a construção do Laboratório no terceiro andar do Bloco H e de responder o mais rápido possível as demandas apresentadas. Confira o conteúdo do Manifesto na íntegra, através do link.
O DCE tem como papel principal defender a Universidade Comunitária e o interesse dos estudantes, buscando junto à Universidade a melhoria e criação de novos espaços de ensino. O movimento estudantil acredita que a saída para esse e demais problemas que a Universidade enfrenta passa pelo cumprimento de sua função social como instituição comunitária, dialogando e respeitando a comunidade acadêmica e contribuindo no avanço da nossa sociedade.
Texto e imagem: Comunicação DCE UCS
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