Novidades
Carregando...

DCE UCS convoca assembleia sobre mudanças nos cursos de graduação.


A gestão do Conselho Universitário da Universidade de Caxias do Sul aprovou hoje (19/10/2017) a oferta de cursos totalmente à distância e cursos na modalidade híbrida, ou seja, parte do curso em EAD e outra parte presencial, no entanto, não há parâmetros definidos para essa proporcionalidade. Esses modelos já serão ofertados a partir deste vestibular.
Confira os cursos híbridos e à distância criados pela UCS no Campus Sede:

Administração (novo) – híbrido
Artes Visuais – Distância
Biblioteconomia – Distância
Ciências Biológicas – Distância
Ciências Contábeis – Híbrido
Geografia – Distância
Gestão Comercial – Distância
Gestão Comercial Supermercados – Distância
Gestão de Qualidade (novo) – Distância
Gestão de Produção Industrial (novo) – Distância
Gestão de Recursos Humanos – Distância
Gestão Financeira – Distância
Gestão Pública (novo) – Distância
Letras Inglês – Distância
Logística – Distância
Marketing – Distância
Matemática – Distância
Negócios Imobiliários (novo) – Distância
Pedagogia – Distância
Processos Gerenciais – Distância

Nas unidades universitárias alguns cursos deixam de ser oferecidos na modalidade presencial, e passam a ser híbridos. Confira abaixo:
CAMVA
Administração – Híbrido
Ciências Contábeis – Híbrido
CARVI
Administração – Híbrido
Ciências Contábeis - Híbrido
CHOR
Administração – Híbrido
Ciências Contábeis – Híbrido
CVALE
Administração – Híbrido
Ciências Contábeis - Híbrido
CFAR
Administração – Híbrido
Ciências Contábeis - Híbrido
CGUA
Administração – Híbrido
Ciências Contábeis - Híbrido
CPRA
Administração – Híbrido
Ciências Contábeis - Híbrido

Além disso, as grades curriculares dos cursos também serão alteradas, sendo inseridos 20% das disciplinas de cada curso ofertadas somente à distância. Outros itens dessas mudanças serão: a inclusão do TDE (Trabalho Discente Efetivo), isto é, uma espécie de atividade não supervisionada (não presencial) que vale como horas-aulas, o TDE ocupará de 20% a 30% da carga horária total do curso; outro item é a migração dos cursos para grades modulares ou fechadas; e, a inclusão de atividades de extensão como parte do curso, ocupando 10% da carga horária.
O Diretório Central dos Estudantes divulgou algumas dessas informações ainda no início do semestre.  A partir disso, convocou Conselhos de Entidades de Base e reuniões com os Diretórios Acadêmicos de todas as áreas e de todas as unidades. Também, os integrantes do DCE fizeram um trabalho de passar nas salas de aula de todas as unidades para ouvir a opinião dos estudantes. Na cidade universitária esse trabalho está sendo feito atualmente.
Acreditamos que mudanças são necessárias e nossa prioridade é a qualidade de ensino e a permanência dos estudantes na Universidade. No entanto, as mudanças que a gestão da Universidade está impondo colocam em risco a qualidade de ensino. Esse modelo está muito próximo a ofertas de universidades e faculdades de grandes grupos econômicos que tratam a educação somente como mercadoria. Não podemos aceitar que a UCS perca a qualidade. Precisamos estar atentos.

Por isso, convocamos uma assembleia dos estudantes para a próxima sexta-feira (27/10/17) às 19 horas, no centro de convivência. Participe e dê sua opinião.

0 comentários:

Postar um comentário