Novidades
Carregando...

Comunidade se une para garantir transporte público na cidade universitária.


Após a publicação da possível retirada da circulação de ônibus do transporte público no interior do campus da Universidade de Caxias do Sul, o Diretório Central dos Estudantes começou uma intensa campanha de acompanhamento do caso na Câmara de Vereadores. A proposta apresentada inicialmente pela Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação (CDUTH), através do artigo 195 do Projeto de Lei Substituitivo que trata do Plano Diretor Municipal, propunha a desafetação das vias internas da universidade para uso público passando a ser incorporadas a domínio particular privado. Uma das consequências da aprovação do texto dessa forma seria a retirada do transporte público da cidade universitária.

Diante da situação, o DCE UCS formou uma equipe de assessoria técnica formada por dois advogados e um arquiteto e urbanista para aprofundar o estudo sobre a legislação proposta, a apuração confirmou as implicações previstas. Além disso, o movimento estudantil procurou as associações de moradores dos bairros mais próximos ao campus, para debater o assunto, então, DCE UCS, AMOB Petrópolis e AMOB Presidente Vargas elaboraram um documento em conjunto para solicitar aos vereadores que se manifestem contra o projeto. Ainda na quinta-feira (13/09) a CDUTH protocolou emenda modificativa ao texto inicial incluindo na letra da lei a garantia do transporte público e acesso da comunidade ao interior do campus. A consolidação disso depende agora da votação do projeto na próxima semana.

O que diz a Secretaria Municipal de Trânsito:


O Secretário Cristiano de Abreu Soares afirma que a aprovação da desafetação das vias internas da UCS pode prejudicar o atendimento do transporte público na região. Para ele é um compromisso do Executivo continuar atendendo a cidade universitária, mas reitera que o projeto de lei apresentado inicialmente pelos vereadores poderia comprometer a circulação de ônibus na área. 

O projeto segue tramitando na Câmara de Vereadores e deverá ser discutido e votado nas próximas sessões. O DCE UCS, através de sua atual diretoria, seguirá acompanhando o andamento da pauta na casa e divulgará a posição de cada vereador individualmente sobre o tema.


0 comentários:

Postar um comentário