Novidades
Carregando...

Bolsonaro e avanço científico não combinam: estudantes da UCS repudiam vinda do presidente à Universidade

          


       Nesta sexta-feira (09/07/2021), Caxias do Sul está recebendo a comitiva federal composta por ministros, representantes institucionais, assessores e o Presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). A visita do grupo tem como sede a Universidade de Caxias do Sul, instituição que é reconhecida como polo indutor do desenvolvimento, da ciência e da disseminação de conhecimento, marca sua história com a visita de um dos principais personagens do desastre humanitário da crise sanitária da Covid-19.

     No centro da motivação da visita, articulada por membros da gestão da Universidade e empresários da região, está o UCSGraphene, centro tecnológico de pesquisa e produção de grafeno. A produção do material é um importante projeto, com potencial de contribuir com desenvolvimento da região e do país, impulsionando o setor produtivo e a indústria nacional, que deveria ter como norte a garantia de emprego, renda e desenvolvimento social sustentável. Esta é a função social que constitui a trajetória histórica da Universidade enquanto instituição de caráter comunitário, mesmo que setores tentem desviar deste caminho. O Presidente Bolsonaro, suas investidas antidemocráticas e o seu discurso abominável sobre a pandemia, ciência, conhecimento e universidades, vai na contramão de tudo isso. Seu governo promove políticas de cortes no orçamento de Universidades, inviabilizando o avanço de pesquisas, conservação e manutenção das instituições de ensino, demonstrando descaso com a educação e o avanço científico do país, inclusive afetando a UCS. Nega a ciência e faz de seu governo um gabinete de constante apologia ao ódio, violência e desinformação. Ainda mais grave, é alvo de investigação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, seu governo está sob apuração de possíveis crimes de desvio de recursos públicos, retardo intencional na aquisição de insumos e vacinas, além de indícios de superfaturamento em contratos na compra de imunizantes.

    Mesmo que ignorássemos o desastre do governo Bolsonaro e acreditássemos que não passa apenas de uma visita do Chefe de Estado, na prática nada mais é que uma atitude oportunista e eleitoreira, que provoca uma agenda de pré-campanha para si e aliados - caciques regionais fisiológicos do poder. Enquanto diversas comitivas foram obrigadas a ir à Brasília, muitas vezes recebendo portas fechadas para conseguir o mínimo de recurso para a nossa região, até agora o governo federal não tem implementado nenhuma política pública eficiente para a conclusão e ampliação dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), como por exemplo a finalização das obras do Hospital Geral. É dever da União dispor dos recursos e não um benefício conquistado por um político ou outro. É preciso ter respeito com as Instituições de Estado e o povo brasileiro.
    O Diretório Central de Estudantes da Universidade de Caxias do Sul tem como principal objetivo a defesa da educação e do caráter comunitário da Universidade. Nesse sentido, é nosso dever defender o desenvolvimento tecnológico que o grafeno simboliza, que precisa ser usado para o incentivo à educação, ciência, pesquisa e tecnologia sendo passaporte para a soberania nacional e a melhoria de vida da população.


Um comentário: Leave Your Comments