Novidades
Carregando...

Permanência Estudantil: Restaurante Universitário da UCS reabre sob coordenação da Escola de Gastronomia



        Nesta segunda-feira (27), o Restaurante Universitário (RU) volta a operar na Universidade de Caxias do Sul. Os serviços serão geridos pela própria instituição, através da Escola de Gastronomia UCS. Com isso, os estudantes, professores e funcionários vão contar com uma opção de alimentação no Campus Sede com garantia de qualidade e com melhores condições de discussão sobre formato e preço que atendam às necessidades dos estudantes da UCS.

        Há algum tempo, o Restaurante Universitário não cumpria com o seu papel. O espaço era locado para uma empresa terceirizada que permaneceu no espaço de 2002 a 2019, gozando de inúmeros benefícios e isenções para, em tese, oferecer um serviço a baixo custo aos estudantes. Mas na prática, a empresa costumava praticar inúmeras irregularidades, descumprindo com o contrato efetivado junto à Instituição, além de oferecer um serviço caro e de baixa qualidade. 

        Desde 2013, diferentes gerações do movimento estudantil se debruçaram sobre o tema buscando alternativas factíveis para garantir um serviço acessível e de qualidade. A partir da análise precisa dos termos de contrato e prestação de serviços do antigo locatário, estima-se que a Universidade perdeu mais de R$ 2.000.000,00 em concessão de benefícios sem retorno efetivo em qualidade e preço do buffet por parte do empresário que geria o local.

        Em 2015, uma proposta do DCE foi colocada em prática. Na época, os estudantes tiveram acesso a um Prato Feito com refresco pelo preço de R$ 7,00. Mas, a medida que os alunos foram utilizando a opção, o antigo empresário responsável pelo RU passou a boicotar e inviabilizar o prato. 

        Diversas gestões do DCE mantiveram a dedicação em estudar profundamente o tema. Foram organizados fóruns de discussão, debates, pesquisas e realizadas visitas técnicas aos Restaurantes Universitários de todo o RS. A partir disso, é criado o projeto de Buffet Livre com carne porcionada, ou seja, todas as opções do buffet são livres e apenas a carne é servida com porção controlada. Dessa forma, os estudos apontam que é possível reduzir consideravelmente o preço final do Buffet com o controle da proteína, já que é um dos insumos que elevam significativamente os custos do serviço.

         Agora, o RU será gerido pela Escola de Gastronomia da UCS e servirá como um Restaurante-Escola. O modelo de RU com administração direta da UCS é uma importante conquista, já que a gestão direta pela Instituição permitirá um debate acerca de melhores condições, possíveis ajustes com maior autonomia e flexibilidade. A expectativa é de construção, através do diálogo entre estudantes e gestão da UCS, para qualificar ainda mais os serviços, utilizar massivamente o espaço e buscar saídas que equilibrem o preço e a sustentabilidade do serviço. 

          O Restaurante Universitário é um instrumento fundamental para a permanência estudantil e o local permitirá que estudantes de diferentes cursos o utilizem como espaço de aprendizagem, buscando fornecer um serviço de excelência em ensino, pesquisa e extensão.

       O Diretório Central de Estudantes seguirá discutindo e acompanhando as demandas estudantis em relação a permanência estudantil e principalmente, pela garantia de um Restaurante Universitário acessível e de qualidade.

0 comentários:

Postar um comentário