Novidades
Carregando...

Estudantes cobram investimentos na qualidade de ensino e esclarecimentos sobre o reajuste das mensalidades

 


O Diretório Central de Estudantes, acompanhado por representantes de Diretórios Acadêmicos dos cursos de Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia e Enfermagem, reuniu-se na tarde desta terça-feira, 10/11/2021, com o Diretor de Área do Conhecimento de Ciências da Vida, Asdrubal Falavigna; com a Pró-reitora Acadêmica, Flávia Fernanda Costa; com o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Juliano Rodrigues Gimenez; com o Chefe de Gabinete, Gelson Leonardo Rech; e com o Reitor, Evaldo Antonio Kuiava. O objetivo da reunião era debater sobre o reajuste das mensalidades anunciado pela Instituição no dia 29 de outubro.

 

O índice definido pela UCS foi de 12,46% de reajuste para o ano de 2022. A decisão foi tomada pelo Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS). Para definir o índice, o Conselho Diretor tomou como base os encaminhamentos da Assembleia do dia 28/10 do Conselho Universitário (CONSUNI). Na ocasião, os dois conselheiros que representam o Diretório Central de Estudantes posicionaram-se contrários às propostas apresentadas pela Diretoria Administrativa e Financeira de reajuste nas mensalidades. As quatro propostas apresentadas tiveram como base a projeção do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2021, considerando o acumulado de 12 meses para a data base. A previsão da inflação era de 8,96% conforme o relatório Focus elaborado pelo Banco Central. As propostas apresentadas no CONSUNI foram as seguintes: Proposta I: 8,96% + 2,5%; Proposta II: 8,96% + 3,5%; Proposta III: 8,96% + 4,5%; Proposta IV: 8,96 + 5%. Apesar dos dois votos do DCE UCS contrários ao aumento, a reposição da inflação prevista, mais 3,5% foi aprovada pelos demais conselheiros.

 

Esse resultado ressalta a necessidade de ampliação da representação estudantil no Conselho Universitário e a necessidade de inserção de representantes de professores, funcionários e estudantes no órgão máximo deliberativo da universidade, o Conselho Diretor.

 

O registro de voto do DCE UCS fez constar em ata o posicionamento da entidade representativa estudantil. A diretora do DCE UCS, Barbara Moreschi, manifestou sua preocupação com a elevada porcentagem de reajuste e destacou que essa medida pode aumentar a evasão dos estudantes da UCS, além de diminuir a competitividade da instituição. Para ela, não deveria haver aumento real nas mensalidades, ou seja, o índice aplicado não deve ser acima da inflação para que não prejudique ainda mais os estudantes e familiares que já estão fazendo um alto sacrifício para se manter estudando. “O reajuste anual está previsto em contrato, mas o aumento acima da inflação é algo que só contribui com a evasão e diminuição da competitividade. A UCS alega manter sustentabilidade da instituição, mas e a sustentabilidade dos estudantes para se manter na universidade? Isso precisa ser levado em conta!”, completa a líder estudantil.

Reunião entre estudantes e gestão da UCS reforça esforço pelo combate a evasão e distribuição justa de recursos.

Na reunião desta tarde entre os representantes das entidades estudantis e gestão da UCS, os estudantes manifestaram sua insatisfação com o índice de reajuste aprovado e solicitaram esclarecimentos, além de cobrar a garantia de investimentos e melhorias nos cursos e na estrutura da instituição.  


Os Diretórios Acadêmicos presentes na reunião com a Reitoria estão elaborando um relatório de demandas junto ao DCE UCS que será encaminhado à gestão da Universidade para reivindicar reformas e melhorias na estrutura, laboratórios e espaços de aprendizagem, além de cobrar a manutenção do quadro de professores e funcionários. A presidente do Diretório Acadêmico de Enfermagem, Caroline Cioatto Valim, manifestou sua preocupação com a realidade enfrentada hoje pelos estudantes da UCS: “Está cada vez mais difícil seguir estudando. Além do alto índice de reajuste que vai impactar muitos de nós, ainda percebemos que não está tendo um retorno efetivo em investimentos de infraestrutura, por exemplo. Por isso exigimos que a gestão da UCS se comprometa com as demandas que existem nos cursos”. 

 

Durante a discussão, o Reitor Evaldo Antonio Kuiava defendeu que o índice de reajuste aprovado acompanha a média dos índices de preços e considerando a alta da inflação. Justifica a necessidade de qualificação dos atendimentos e espaços ofertados aos alunos, relatou os projetos em andamento e se comprometeu em atender as reivindicações dos estudantes. Junto ao Reitor, demais gestores da UCS também se comprometeram com a construção constante de espaços de diálogo com as representações do movimento estudantil.

 

A partir das reivindicações apresentadas, a Universidade se comprometeu em atender as demandas, executar investimentos e também abriu a possibilidade de negociações individuais para estudantes que estiverem com dificuldade de seguir com seus estudos. As negociações devem ser manifestadas aos Coordenadores de Cursos e Diretores de Área ou à Central de Atendimento. Caso o estudante não obtenha retorno sobre o pedido de desconto deve procurar o Diretório Acadêmico do seu curso ou o Diretório Central de Estudantes para ajudá-lo nessa negociação. 

 

Neste sábado (13/10/2021), às 14 horas, está prevista uma reunião envolvendo todos os Diretórios Acadêmicos ativos para debater o reajuste e os próximos passos do movimento estudantil na garantia da qualidade de ensino e do combate à evasão e garantia de direitos.

 

O Diretório Central de Estudantes se coloca à disposição para qualquer demanda e auxílio nas negociações através dos canais de comunicação. Entre em contato:

Telefone: 3218-2009

WhatsApp: (54) 9.9626-5773

E-mail: dceucs@dceucs.com.br

0 comentários:

Postar um comentário