Novidades
Carregando...

Em reunião com a Secretaria de Trânsito, DCE UCS propõe melhorias para o transporte público

 


Na sexta-feira (01/04/2022), representantes do Diretório Central de Estudantes (DCE UCS) estiveram na Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), para tratar sobre o transporte público no Campus Sede e Campus 8 da UCS. Na oportunidade, as estudantes Kauana Melo e Bárbara Moreschi foram recebidas pelo Secretário Municipal de Tränsito, Sr. Alfonso Willembring Júnior, e pelo Diretor Geral, Sr. Cleberson Babetzki.


O objetivo da reunião foi buscar alternativas frente às demandas e as grandes dificuldades que os alunos da UCS têm enfrentado no deslocamento para suas aulas. As representantes estudantis destacaram a necessidade de ampliação de horários e circulação de ônibus no Campus, bem como a retomada dos ônibus dos bairros de todas as regiões na saída das aulas. Além disso, levantaram os problemas em relação a linha que atende o Campus 8 e apresentaram sugestões para a questão. 


Para o DCE UCS, a qualidade do transporte público é uma questão que recebe destaque nas discussões feitas pela gestão, já que um grande número de estudantes utiliza o transporte coletivo urbano para se deslocar até a Universidade. A direção da entidade avalia que a volta das aulas presenciais evidenciou muitos problemas de mobilidade que estão sendo enfrentados pela comunidade acadêmica. A estudante Kauana Melo, diretora do DCE UCS, relata que muitos alunos estão deixando de estudar na UCS e até mesmo optando por outras Instituições de Ensino em que a circulação do transporte público seja mais acessível, "a mobilidade é um fator essencial para o acesso e permanência dos estudantes na universidade, por isso estamos comprometidos em levar essas demandas adiante e cobrar as melhorias necessárias aos órgãos responsáveis", destaca a representante. ​


DCE UCS reúne com Diretoria de Logística e Segurança da UCS para encaminhar as demandas


No mesmo dia, o DCE UCS procurou os setores da Universidade responsáveis para encaminhar conjuntamente medidas efetivas para atender as demandas dos estudantes. Em reunião com a Diretoria de Logística, as representantes do DCE propuseram a criação de um formulário para ser enviado a todos os estudantes, onde cada um possa registrar as dificuldades a partir da sua realidade. A partir das demandas presentes no formulário, novas ações serão feitas para buscar soluções enérgicas.


Para a diretora do DCE UCS, Bárbara Moreschi, as reuniões foram positivas e abrem caminho para encontrar saídas e garantir a qualidade do transporte para os estudantes. “Precisamos de ajustes emergenciais para garantir que os alunos possam se deslocar tranquilamente até a Universidade e voltar com segurança para casa. Estaremos discutindo esse tema, acompanhando o andamento das demandas que trouxemos e dialogando junto à Universidade e ao Poder Público. O fortalecimento do transporte público, acessível e de qualidade é uma pauta de todos os estudantes”.


Além das reuniões com os responsáveis pelo transporte e mobilidade, o DCE UCS está buscando mecanismos para ouvir a comunidade acadêmica e coletar informações sobre os problemas e possíveis soluções para essa questão. A expectativa é de que nos próximos dias algumas alterações no transporte público já sejam anunciadas pelos órgãos responsáveis e, para complementar, que o formulário seja divulgado para fazer o mapeamento e registro das demandas e alternativas para aprimorar a mobilidade na universidade em todas as unidades.


Acompanhe os canais de comunicação do DCE UCS e fique por dentro das próximas ações!


0 comentários:

Postar um comentário