Novidades
Carregando...

Representação estudantil: DCE UCS realiza cerimônia de posse para nova gestão da entidade

 


Nesta quinta-feira (02/06/2022), a chapa Novos Dias, eleita para comandar o Diretório Central de Estudantes da Universidade de Caxias do Sul (DCE UCS), tomou posse para o início do exercício do mandato. A nova diretoria da entidade foi eleita com 2.540 votos através de eleição direta realizada nos dias 10,11 e 12 de maio de 2022 em todas as unidades da Universidade de Caxias do Sul.

A cerimônia de posse ocorreu na sede social do DCE UCS e contou com uma expressiva participação dos Diretórios Acadêmicos da UCS, representantes da sociedade civil, do poder público e da gestão da universidade. O reitor da UCS, Prof. Dr. Gelson Leonardo Rech esteve presente e fez uma saudação aos estudantes e reforçou seu compromisso à frente da instituição em conquistar a excelência acadêmica e conduzir a universidade ao primeiro lugar no seu segmento. A Pró-Reitora de Graduação da UCS, Flávia Fernanda Costa, e o Diretor de Relações Institucionais da UCS, Givanildo Garlet também participaram do evento. Além dos gestores da universidade, estiveram presentes ainda: o vereador Renato Oliveira, representando a Câmara de vereadores de Caxias do Sul; o presidente da União Estadual dos Estudantes do Rio Grande do Sul (UEE-RS), Airton Silva; o ex-reitor, Prof, Dr. Evaldo Antônio Kuiava; o Diretor Executivo do Mobilização por Caxias (MOBI), Sr. Rogério Rodrigues; a representante da Associação dos Docentes da Universidade de Caxias do Sul (ADUCS), professora Maria Gorete do Amaral Gedoz; o presidente da União Municipal de Estudantes Secundaristas de Caxias do Sul (UMESC), Kaick Silva;  o representante do Conselho Municipal da Juventude, Morvan Silva; e o presidente da gestão cessante, o estudante do curso de Filosofia Hector de Oliveira Vieira.

Alguns dos presentes fizeram uso da palavra e ressaltaram o importante papel do DCE UCS para o movimento estudantil e para a luta dos estudantes e destacaram a importância da educação como pilar para as transformações sociais. O presidente da União Estadual dos Estudantes do Rio Grande do Sul, Airton Silva, fez a defesa do caráter comunitário da UCS, bem como a cobrança por mais investimentos e melhorias na qualidade do ensino. Para a nova presidente do DCE UCS, Bárbara Moreschi, a qualidade do ensino e as condições de acesso e permanência dos estudantes na universidade são as principais pautas que serão defendidas, “nossa gestão está comprometida em fazer do DCE uma ferramenta para que a voz e as demandas dos estudantes sejam ouvidas. É urgente que se discuta políticas de assistência estudantil que garantam que mais estudantes possam acessar à Universidade e que aqueles que estão aqui possam permanecer estudando. Juntos podemos transformar a universidade e a vida dos estudantes. Queremos Novos Dias!” destacou a líder estudantil enquanto fez um chamado a todos os estudantes da UCS para que se engajem junto ao DCE.

0 comentários:

Postar um comentário