Novidades
Carregando...

UCS propõe reajuste de mensalidades acima da inflação

 


O Diretório Central de Estudantes participou na última segunda-feira (31/10) da reunião do Conselho Universitário (Consuni) que debateu um novo reajuste nas mensalidades para os estudantes da Universidade de Caxias do Sul. A proposta apresentada é definida definitivamente pelo Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), órgão cuja composição não inclui estudantes, professores ou funcionários. A decisão sobre o reajuste pode ser tomada ainda no mês de novembro, no entanto, maiores informações sobre a sequência da pauta não foram detalhadas durante o Consuni. 

De acordo com o relatório FOCUS do Banco Central, considerando o acumulado dos últimos doze meses, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) está em 7,19%. No entanto, a proposta apresentada pela Diretoria Administrativa e Financeira da Fundação Universidade de Caxias do Sul busca levar em conta também o Índice de Preços do Consumidor (IPC) de Caxias do Sul, que chega a 10,81% considerando o mesmo período. O cálculo foi questionado pelos conselheiros durante a reunião, já que a UCS não está inserida somente na cidade de Caxias do Sul, e tradicionalmente, a referência levada em conta para a definição do reajuste é o índice nacional. Além disso, a média de reajustes salariais na região não acompanha os números propostos, o que causaria uma discrepância na relação de consumo e poderia levar muitos estudantes a deixar a universidade, seja por impossibilidade de pagamento, seja por ofertas mais justas oferecidas por outras instituições. 

O resumo da proposta aprovada pela maioria dos conselheiros no Consuni, com dois votos contrários das representantes do DCE UCS, foi o acréscimo de 2% sobre a média dos índices. Desta forma, o reajuste das mensalidades está previsto para ser de 10,26%. No registro do voto contrário às propostas apresentadas, o DCE UCS reforçou que o reajuste de mensalidades não pode ser decidido sem considerar os aspectos que podem aumentar a evasão e, ainda, podem ser considerados abusivos, tendo em vista o impacto da decisão no orçamento dos estudantes. Vale lembrar que esse reajuste ainda não está definido, agora, a proposta aprovada pelo Consuni segue para discussão e deliberação do Conselho Diretor da FUCS.

Conforme defendido através do voto contrário, o Diretório Central de Estudantes da Universidade de Caxias do Sul acredita que um reajuste com aumento real, ou seja, acima da inflação, prejudica os estudantes da Universidade, haja vista, a grave crise financeira pela qual a sociedade passa. O registro de voto do DCE UCS fez constar em ata o posicionamento da entidade representativa estudantil. A presidente do DCE UCS, Bárbara Moreschi, manifestou sua preocupação com a elevada porcentagem de reajuste e destacou que essa medida pode aumentar a evasão dos estudantes da UCS, além de diminuir a competitividade da instituição. Para ela, não deveria haver aumento real nas mensalidades: “O índice aplicado não deve ser acima da inflação para que não prejudique ainda mais os estudantes e familiares que já estão fazendo um grande sacrifício para se manter estudando. A UCS alega manter a sustentabilidade da instituição, mas e a sustentabilidade dos estudantes para se manter na universidade? Isso precisa ser levado em conta!”, completa a líder estudantil. Além disso, as representantes estudantis ainda questionaram onde os recursos oriundos das mensalidades dos estudantes serão aplicados. O DCE acredita que os investimentos da Universidade devem ser pautados na permanência estudantil, através de ações voltadas à assistência estudantil.  

Para discutir com a comunidade acadêmica e organizar medidas de mobilização contra o reajuste das mensalidades acima da inflação, neste sábado (05/11) está previsto um Conselho de Entidades de Base, fórum que reúne os Diretórios Acadêmicos e Regionais, para debater o reajuste proposto pela Universidade. As deliberações deste encontro vão definir os próximos passos do movimento estudantil relacionados a essa pauta e a luta pela garantia da qualidade de ensino, do combate à evasão e garantia de direitos. O DCE UCS se coloca à disposição de toda à comunidade acadêmica para debater essa e outras questões. Para maiores informações acompanhe o site e as redes sociais do DCE UCS.



0 comentários:

Postar um comentário